Os Encontros de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG) caracterizam-se pela reflexão de diferentes profissionais e setores envolvidos com o ensino e a formação de professores dessa área de conhecimento. Nesse sentido propõe-se a criar espaços para participação, compartilhamento e divulgação das idéias, propostas e inquietações que favoreçam o encaminhamento de solução aos desafios que o Ensinar Geografia suscita.

Os Encontros Nacionais de Práticas de Ensino em Geografia – ENPEG – são organizados regularmente a cada biênio, desde 1985. Em 2009, será realizado em Porto Alegre, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 30 de agosto a 2 de setembro, tendo como temática geradora O Ensino de Geografia e suas Composições Curriculares. Serão problematizadas as questões referentes às inclusões sociais, às práticas de ensino, o livro didático, o projeto de sociedade, a escola contemporânea, a formação docente e os processos de aprendizagens, através de conferências, mesas redondas, e grupos de trabalho e diálogos.

O X ENPEG apresentará duas conferências: uma na abertura proferida pelo Professor Dr. Francisco F. García Pérez (Universidade de Sevilha/Espanha) - O Ensino de Geografia e suas composições curriculares e, outra no encerramento, realizada pelo professor Dr. Alfredo Veiga-Neto (UFRGS) - O currículo como articulador entre o espaço e o tempo. Haverá também 08 Mesas Redondas como as temáticas: Que currículo a Geografia ensina nas séries iniciais? - Ensino de Geografia e Projeto de Sociedade - De que espaço fala a Geografia? De que espaço fala a escola? - Que práticas são possíveis de ensinar em Geografia? - Quais currículos o livro didático de Geografia ensina? - A organização da escola e a integração curricular - Inclusões sociais no currículo da Geografia - Quais saberes constituem um bom professor de Geografia? Também serão realizados 03 Trabalhos de Campo: Porto Alegre da periferia, do alto e do centro; Caminhos rurais de Porto Alegre; Guaíba e Delta do Jacuí. Nos 06 Grupos de Trabalho e Diálogos e na sessão de pôsters serão compartilhados e discutidos as pesquisas na área de ensino. Na seção Conversas com Autor haverá debates de livros que instiguem as reflexões sobre o Ensino da Geografia.

Nesse encontro também estaremos fazendo homenagens a duas professoras que têm trabalhado de forma incansável no Ensino da Geografia: Profª. Drª. Tomoko Iyda Paganelli e Profª. Drª. Helena Copetti Callai.

 

 

Comissão Organizadora
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
  Agosto-Setembro/2009