Associação dos Geógrafos Brasileiros - COMUNICADO DE ALTERAÇÃO/ANTECIPAÇÃO DA DATA DE REALIZAÇÃO DO XIX ENG - JOÃO PESSOA/PB.
Página PrincipalSem categoriaCOMUNICADO DE ALTERAÇÃO/ANTECIPAÇÃO DA DATA DE REALIZAÇÃO DO XIX ENG - JOÃO PESSOA/PB.

Às Seções Locais e à Comunidade Agebeana.

Prezadas(os),

Tendo em vista a Visita Técnica da Diretoria Executiva Nacional (DEN) à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, ocorrida entre os dias 19 e 23 de novembro de 2017, e após a Reunião de Trabalho com a Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação e Coordenadoria de Escolaridade, além da reunião com o diretor da Escola Estadual pautada para servir de alojamento para o encontro, foi nos apontado que a melhor data para a realização do XIX Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), seria de 01 a 07 de julho de 2018.

Ainda que reconheçamos que tal questão tem caráter deliberativo em Reunião de Gestão Coletiva (RGC), é evidente que uma decisão desta natureza (considerando a dimensão política de nossos Encontros que se consolidam pela utilização dos espaços e instituições públicas) nos coloca em uma difícil situação, pois só demonstra a nossa reduzida autonomia quando a imposição de nossas escolhas frente as instituições que acolhem o nosso evento.

Desta forma, a decisão de alterar o calendário do XIX ENG, para o período de 01 a 07 de julho de 2018, está respalda nas seguintes justificativas:

a) o calendário letivo da UFPB, apresentado pelos órgãos da Universidade acima listados, encerrará o segundo semestre de 2017 em 16 de junho de 2018, em decorrência das justas lutas (greve) do movimento sindical, denotando a reduzida flexibilidade em sua alteração;

b) o período de férias da UFPB inicia-se em torno de 16 de junho de 2018, por conta das festividades juninas, e retoma as atividades letivas, normalmente, na primeira quinzena do mês de julho, com a possível data de retorno em 09 de julho de 2018, conforme nos informado pelos órgãos da UFPB listados anteriormente;

c) a escola que será utilizada como alojamento passará a integrar no ano de 2018 o Projeto Escola Cidadã do Governo do Estado, o que retira do diretor da escola uma maior autonomia no calendário escolar, ficando mais certo a utilização da escola durante o período de 01 a 07 de julho de 2018, pois as férias escolares se iniciam antes do período junino (24/06) e retornam as atividades por volta da segunda semana do mês de julho;

d) a sobreposição do calendário anterior com eventos relativos à Copa do Mundo de 2018, também foi apontada como um possível contratempo, visto que a última semana de jogos (fases finais) será de 8 a 15 de julho de 2018.

Todos nós lamentamos as alterações e apresentamos este comunicado diante da necessidade de informar a comunidade geográfica, com a urgência possível, o novo calendário e, principalmente, deixar claro a reduzida autonomia que temos frente às demandas institucionais, as características culturais locais e, sobretudo, a necessária concomitância de uso de espaços públicos para as atividades acadêmicas do ENG, o alojamento e a participação da comunidade local/regional.

Atenciosamente,

Diretoria Executiva Nacional