Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Boletim Paulista de Geografia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

É imprescindível efetuar o cadastro antes de submeter um artigo. Além de preencher os campos solicitados na página de cadastro, a opção "autor", nas linhas finais do formulário deverá ser habilitada. Caso contrário, não conseguirá submeter artigo, pois o cadastro padrão é de Leitor (não submete texto).

 O BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA publica trabalhos de pesquisa originais e inéditos sobre Geografia. As diretrizes são:

1. Todos os trabalhos devem ser inéditos. Não podem estar sendo avaliados por outra revista.

2. O artigo submetido a avaliação não pode conter nenhuma informação que identifique o(s) autor(es) (texto sem autores). 

3.  Serão aceitas submissões em português e espanhol. 

4.  Deve ser escrito no editor de texto Word, com número máximo de 20 páginas, incluindo bibliografia. Espaçamento 1,5, com margens esquerda, direita, superior e inferior de 2cm. Fonte: Calibri. Tamanho: 12. Sem recuo ou espaçamento no início do parágrafo. O tamanho dos arquivos não pode ultrapassar 10 Mb.

4. O texto não deve conter notas de rodapé, notas finais ou cabeçalho.

5. Os elementos do texto são: Título, centralizado, negrito, tamanho 14. Nome dos autores, alinhado à direita, negrito, tamanho 12. O resumo deve conter entre 200 e 250 palavras, itálico, tamanho 11. Desejável ser conciso, indicar  o tema geral e o problema da pesquisa; os objetivos; os métodos e materiais utilizados; área de estudo (se houver), principais resultados e conclusões (não deve conter citação bibliográfica). Palavras-chave: de 3 a 5, itálico, tamanho 11. Título em inglês, itálido, negrito, tamanho 11, centralizado. Abstract, itálico, tamanho 11. Keywords: de 3 a 5, itálico tamanho 11. As seções posteriores não devem ser numeradas (ex.: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Referências). Essas principais, em negrito, tamanho 12. As secundárias, tamanho 12, sem destaque.

 6. Figuras, tabelas e fórmulas. As ilustrações (gráficos, mapas e fotos) serão denominadas sempre como Figuras e deverão ser enviadas em formato JPG ou TIFF com resolução de 300 dpi. As Figuras devem ser inseridas e referidas no texto em negrito (ex: Figura 1), apresentando legenda pertinente. As figuras devem ter o tamanho máximo de 15cmx20cm. As tabelas e gráficos devem ser enviados como texto editável e não como imagens.

7. Referências: padrão ABNT NBR-6023 . Exemplos: 

7.1.  Artigos em periódicos científicos

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2 p. 15-21, set. 1997.

7.2. Livro ou Capitulo de Livro

JORGE, A.D. Doenças evitáveis. Florianópolis: Associação Catarinense de Medicina, 1988. 63p

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Orgs.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.7-16

7.3. Relatório ou quando os autores são corporativos

SONDOTÉCNICA/INPH. 1977. Comportamento hidráulico e sedimentológico do Estuário Santista. Relatório Técnico. 2v.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto Astronômico e Geográfico. Anuário astronômico. São Paulo, 1988.

7.4. Artigo de Jornal Diário

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

7.5.  Artigo Digital

SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em:. Acesso em: 28 nov. 1998.

7.6. Trabalho apresentado em evento

BRAYNER, A.R.A.; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

7.7. Trabalho em Evento em meio eletrônico

SILVA, R.N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04..htm> Acesso em: 21 jan. 1997.

7.8. Legislação/Constituição, Emenda Constitucional e Código

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988

BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n.º 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex-Coletânea de Legislação e Jurisprudência: Legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

BRASIL. Código civil. Organização dos textos, notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. (Se estiver, deve-se justificá-lo em "Comentários ao editor").

  2. O arquivo da submissão está no formato .doc, do programa Word. Seu tamanho é de até 10 Mb e possui, no máximo, 20 páginas, incluindo bibliografia.

  3. O texto obedece aos padrões gráficos indicados nas  Diretrizes para Autores.

  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), seguiram-se as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
 
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.