Planejamento ambiental e agricultura familiar no assentamento São Bento III – Mirante do Paranapanema – SP

Alba Regina Azevedo Arana, Anderson Murilo Lima

Resumo


Este trabalho de pesquisa abordou de forma direta a questão do planejamento ambiental como ferramenta de gestão aplicada à agropecuária na agricultura familiar no assentamento São Bento III, localizado no município de Mirante do Paranapanema - SP, e suas implicações. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de observação sistemática. Foi aplicado no trabalho de campo questionário tipo semiaberto com 20 produtores assentados selecionados com objetivo de traçar o perfil sócio-econômico-cultural, de meio ambiente e a aplicação do planejamento ambiental na atividade agropecuária como ferramenta de gestão. Os resultados demonstraram que há falhas na aplicação das políticas públicas de apoio ao produtor em relação às questões ambientais e foi verificado que o planejamento ambiental é pouco utilizado pelos produtores assentados. Também, não há tratamento de suporte a questão do Planejamento Ambiental no assentamento por órgãos governamentais, ficando a cargo da visão de mundo do produtor através de sua experiência de vida, sobre a prática por parte dele, dos impactos ambientais advindos das atividades de seu dia a dia, seja para as questões ambientais ou das atividades agropecuárias. Também observou-se que dentro de suas condições e recursos disponíveis, ele próprio cria pequenas soluções práticas que promovem a diminuição dos impactos ambientais e maximização dos recursos naturais.  


Palavras-chave


agricultura familiar; assentamento; planejamento ambiental

Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, J. P. P. Planejamento Ambiental da bacia Hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio – Mirante do Paranapanema (SP). 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

BRASIL. Lei n.º 11.600 de 19 de dezembro de 2003. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2014.

CAMPOS, Y. O. Gestão Ambiental: complexidade sistêmica em bacia hidrográfica. Uberlândia, 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.

CENTRO DE PESQUISA MOKITI OKADA. Sobre a agricultura natural. 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2014.

DATALUTA. Relatório Pontal do Paranapanema 2012-2013. Banco de Dados da Luta pela Terra, 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2014.

DIBIESO, E. P. Planejamento ambiental e gestão dos recursos hídricos: estudo aplicado à bacia hidrográfica do manancial do alto curso do Rio Santo Anastácio - São Paulo/Brasil. 2013. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP.

EMBRAPA. Ordenha manual e mecânica. Disponível em:

. Acesso em: 03 nov. 2014.

FERREIRA, L. B.; TORRECILHA, NARA; MACHADO, S. H. S. A técnica de observação em estudos de administração. In: ENCONTRO DA ANPAD, 36., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: [s.n.], [2012?].

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOOGLE earth. Disponível em: . Acesso: 19 mai. 2014.

IWASA, O. Y. (Org.). Diagnóstico da situação dos recursos hídricos da UGRHI-22 Pontal do Paranapanema: relatório zero. São Paulo: Instituto De Pesquisas Tecnológicas, 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatística de produção agropecuária. Brasília, DF, 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2014.

INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA. Valor da produção agropecuária do Estado de São Paulo em 2013. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2014.

IWASA, O. Y. (Org.). Diagnóstico da situação dos recursos hídricos da UGRHI-22 Pontal do Paranapanema: relatório zero. São Paulo: Instituto De Pesquisas Tecnológicas, 1999.

FUNDAÇÃO ITESP. INSTITUTO DE TERRAS DE SÃO PAULO- Escritório de Mirante do Paranapanema. São Paulo. ITESP, 2014..

KHATOUNIAN, C. A. A reconstrução ecológica da agricultura. Botucatu: Agroecológica, 2001.

MARQUES, H. R.; MANFROI, J.; CASTILHO, M. A. Metodologia da pesquisa do trabalho científico. Apostila. 2006.

MATOS, R. J. Planejamento Ambiental da Bacia do Manancial Rio Santo Anastácio: estudo aplicado na sub-bacia do Córrego do Botafogo Presidente Prudente São Paulo. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

RODRIGUEZ, J. M. M. Planificación ambiental. Material del curso de post grado de la maestria en geografía, ordenamiento territorial y medio ambiente. Habana: Ministerio de Educación Superior de la República de Cuba; Ed. Universitária, 2008

ROSS, J. L. S. O registro cartográfico dos fatos geomórficos e a questão da taxonomia do relevo. Revista do Departamento de Geografia, n.6, p.17-29, 1992

SANTOS, R. F. Planejamento ambiental: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.

SOUZA, L. 2007. Localização e perfil do Pontal do Paranapanema. Disponível em:

. Acesso em: 24 jan. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2447-0945