A técnica do Perfil Cultural na avaliação do potencial edáfico dos solos.

Claudio Eduardo Andreoti, Sidneide Manfredini

Resumo


A técnica do Perfil Cultural avalia as características e organização do perfil e torrões de solo para a análise da compactação, traduzindo o potencial edáfico do solo e a influência do manejo sobre ele. Foram abertas trincheiras em uma agrofloresta, um pasto e uma mata sendo constatado que na sucessão vertical dos horizontes não houve alteração significativa por manejo agrícola. No trabalho a técnica do Perfil Cultural, somada às determinações físicas, químicas, mineralógicas e biológicas, se mostrou adequada como meio de análise do estado físico dos solos, do sistema radicular, bioindicadores e como plano de sondagem para amostras.


Palavras-chave


Pedologia, Perfil Cultural, Agroecologia, Agrofloresta, Pastagem

Texto completo:

PDF

Referências


ALTIERI, M. Agroecologia : bases científicas para uma agricultura sustentável. 3a Revis. ed. Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA, 2012.

BLANCANEAUX, P.; FREITAS, P. .; AMABILE, R. F. Sistematização e adaptação da metodologia para a caracterização do Perfil Cultural. Reunião técnica sobre a metodologia do Perfil Cultural, p. 1–32, 1991. Londrina, PR.

GLIESSMAN, S. R. Agroecología: procesos ecológicos en agricultura sostenible. 1o ed. Turrialba, Cuesta Rica: CATIE, 2002.

HÉNIN, S.; GRAS, R.; MONNIER, G. Os solos agrícolas. 1o ed. Rio de Janeiro, 1976.

SANTOS, R. D.; LEMOS, R. C.; SANTOS, H. G.; et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 2013.

TAVARES FILHO, J.; RALISCH, R.; BALBINO, L. C.; NEVES, C. S. V. J. Método do perfil cultura para avaliaçao do estado fisica de solos em condições tropicais. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 23, n. 1, p. 393–399, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2447-0945