DA TEORIA À PRÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSSOR DE GEOGRAFIA E SUA ATUAÇÃO EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS (MG)

Janete Aparecida G. Zuba, Huagner Cardoso Silva, Gisele Alves de Matos, Maria Cleusa de Freitas

Resumo


O objetivo da pesquisa é compreender a formação do professor de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), localizada no Norte de Minas Gerais. A presença e as características peculiares da ciência geográfica no contexto educacional sempre nos provocaram indagações, sobretudo porque na maioria das vezes ela é apresentada aos alunos de maneira isolada do cotidiano e de forma artificial, dificultando a aprendizagem. Buscando um caminho metodológico mais adequado para o alcance dos objetivos propostos, adotamos uma abordagem qualitativa que se justifica pelo caráter interpretativo e dialógico. O universo da pesquisa é formado por 120 alunos egressos da Unimontes ( 2005 a 2007 ) que atuam nas escolas de educação básica do município de Montes Claros com o ensino de Geografia. No campo empírico, é realizado um estudo entre os dois momentos distintos na atuação dos sujeitos. No primeiro momento, pretendemos conhecer o percurso da formação docente, tendo em vista a lógica que fundamenta a licenciatura; e em seguida, as relações do sujeito com a atuação docente. Os resultados parciais indicam um ponto de centralidade dessa pesquisa que diz respeito às dificuldades dos alunos na aprendizagem dos conteúdos da Geografia. Os professores em questão, apesar de apresentarem um discurso crítico ;;j de sua prática pedagógica, enfrentam vários problemas.            


Palavras-chave


Formação de Professores; Ensino de Geografia; Educação Básica.

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ISSN: 2447-0945