A GEOGRAFIA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE SEUS PROFESSORES

Antonio Carlos Castrogiovanni, Ivaine Maria Tonini, Nelson Rego, Nestor André Kaercher

Resumo


Grupo de Pesquisa “A Geografia Escolar: a Formação e a Prática de seus Professores” desenvolve a área de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PosGea/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Dedicado a investigar as questões relacionadas ao ensino de Geografia e à formação inicial e continuada dos professores, principalmente de ensino fundamental e médio, os eixos principais de análise são: a formação básica e continuada de professores de Geografia; a Geografia e o currículo escolar; a relação aluno-professor nas aulas de Geografia; o uso de linguagens nas práticas pedagógicas e a prática da docência em Geografia. Desta maneira, o grupo quer construir possibilidades teóricas e metodológicas com os professores, promovendo continuamente a melhoria do processo de ensinoaprendizagem da Geografia nas escolas públicas e privadas. Acolhemos mestrandos e doutorandos, a maioria deles atuando como docentes em escolas públicas e privadas, e propomos um processo de permanente diálogo entre universidade e escolas da educação básica. 


Palavras-chave


Geografia Escolar; Formação Continuada de Professores; Linguagens; Currículo; Prática Docente em Geografia; Ensino e Aprendizagem em Geografia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2447-0945