AS ABORDAGENS DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO

Valéria de O. Roque Ascenção, Roberto Célio Valadão

Resumo


O conhecimento do conteúdo é uma importante matéria prima para a construção de práticas pedagógicas em Geografia na educação básica. Neste trabalho serão trazidas questões relativas ao conhecimento do professor frente ao conteúdo “relevo” e as abordagens desse conteúdo em sala de aula. Em qual medida o conhecimento do conteúdo apresentado pelo professor favorece, ou não, a aproximação das práticas em Geografia da finalidade social atual posta a essa disciplina escolar. Pretende - se também, suscintamente, apresentar os rumos dos trabalhos na área da formação do docente geógrafo e do ensino de Geografia na educação básica, tomados no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Quanto a isso, os dados aqui indicados revelam a incipiência da abordagem das referidas temáticas nessa instituição. 


Palavras-chave


Conhecimento do Conteúdo; Relevo e suas Dinâmicas; Conhecimento Docente

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2447-0945