COMÉRCIO VAREJISTA: NOTAS SOBRE O GRUPO PÃO-DE-AÇUCAR - 1959/1986

Demétrio M. Magnoli

Resumo


O objetivo dessas notas circunscreve -se à análise das relações que se estabelecem entre as modalidades tradicionais de varejo (o pequeno comércio de mercearias e empórios em particular) e as modalidades altamente concentradas e capitalizadas (no caso, as grandes redes de auto-serviços). Para o estudo desses problemas, tomou- se como referência empírica o Grupo Pão de Açúcar. Submetido a um estudo de caso (parcial pois restrito aos aspectos mencionados), revelou-se fundamento significativo para a análise em função tanto da concentração e centralização de capitais que ele cristaliza como em função da amplitude de sua rede de lojas. Tais características permitem extrapolar hipóteses de trabalho.


Palavras-chave


Comércio varejista, Grupo Pão de Açúcar

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2447-0945