Revistas

  • Terra Livre

    TERRA LIVRE é uma publicação semestral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) cujo objetivo é divulgar a produção do conhecimento geográfico. Publicam-se textos na forma de artigos, notas, resenhas, comunicações e textos dos GTs (Grupos de Trabalhos) da entidade.

    A Terra Livre é uma publicação semestral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). A Terra Livre foi criada em 1986, num contexto em que a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) buscava superar o fato da entidade estar voltada para si e pouco preocupada em atender às demandas da sociedade. É nesta reformulação que o projeto editorial da Revista Terra Livre é pensado, com o objetivo de “veicular artigos que manifestem compromissos com as lutas da sociedade [...] sobre questões mais gerais e diretamente relacionadas com os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira”.

    Nestas três décadas de história foram publicados mais de cinquenta números, totalizando cerca de 500 contribuições (artigos, documentos de Grupos de Trabalho das Seções Locais da AGB, entrevistas, notas e resenhas).

    A Terra Livre destina-se a publicação de contribuições de temas relacionados à Geografia. Desde a prublicação do primeiro número da Terra Livre até o número 51 (2018), as edições foram temáticas, sendo reflexo dos debates da sociedade nos determinados momentos históricos. 

    A partir do número 52 (2019), visando a pluralidade da Geografia contemporânea, a política editorial da Terra Livre foi alterada de chamadas temáticas específicas para livres.

    Em anos de encontros nacionais da Associação dos Geógrafos Brasileiros, sendo Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), que ocorre a cada biênio; Encontro Nacional de Ensino de Geografia (Fala Professor (a)!), que acontece quadrienalmente e Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), que ocorre a cada decênio, as chamadas de contribuições para a Terra Livre são direcionadas aos temas dos mesmos.

    Mais do que um periódico científico, a Terra Livre tem um compromisso político com a comunidade geográfica e sociedade em geral. 

    Classificada no Qualis CAPES (2017-2020) como A2 na sua versão online.

  • Boletim Campineiro de Geografia

    O Boletim Campineiro de Geografia é uma publicação de caráter científico-cultural vinculada à AGB-Campinas, com o objetivo de proporcionar um espaço de divulgação e debate de trabalhos acadêmicos na área de Geografia (e/ou de outras áreas, desde que estabeleçam diálogo com a Geografia), na forma de artigos, resenhas de livros, traduções, discussões geográficas e entrevistas. A revista é publicada periodicamente desde 2011. ISSN: 2236-3637. Qualis: 2017-2020: A3.

  • Boletim Paulista de Geografia

    O Boletim Paulista de Geografia (BPG) é uma revista científica publicada desde 1949 pela Seção São Paulo da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB-SP). Publica artigos originais e inéditos, resenhas, entrevistas, traduções e notas relacionadas à Geografia. Está classificada pela CAPES como Qualis A1 (2017-2020) ISSN: 2447-0945

  • Revista Fluminense de Geografia

    Revista da Seção Local Niterói da Associação dos Geógrafos Brasileiros que tem como objetivo principal divulgar conhecimento científico em Geografia.