• Início
  • Sobre
  • A AGB
  • Textos
    • Artigos
    • Notas
    • Notícias
  • Multimídia
    • Videos
    • Podcast
    • Mapas
  • Contato
Observatório Geográfico
No Result
View All Result

Ensino de geografia em tempos de pandemia: vivências na escola municipal professor Américo Barreira, Fortaleza – CE

Rebeka Carvalho Macêdo e Kaline da Silva Moreira

Artigo publicado no número n. 2, v. 2 (2020) da Revista Verde Grande – Geografia e Interdisciplinaridade.

Resumo: No presente artigo apresentamos um estudo sobre os desafios do ensino de geografia no modelo Home Office no período de isolamento social na Escola Municipal Professor Américo Barreira localizada no Bairro Genibaú na cidade de Fortaleza – CE. Apresenta-se um estudo qualitativo de cunho descritivo e exploratório durante o período de ensino não presencial de geografia no seguimento da rede pública de ensino. A metodologia aplicada é baseada em um levantamento bibliográfico sobre as temáticas: a educação em tempos de pandemia e o ensino de geografia com o uso de tecnologias. A pesquisa foi dividida em três etapas: I) Revisão Bibliográfica; II) Prática do ensino de Geografia no modelo Home Office e aplicação de atividades como uso das Tecnologias da Informação e Comunicação; III) Análises e reflexões sobre os resultados da experiência. O principal objetivo dessa pesquisa é descrever de maneira exploratória as metodologias dos docentes de geografia e os principais desafios e mudanças em virtude da pandemia do Covid-19, apontando como resultados as reflexões das teorias versus a prática sobre o ensino de geografia no cenário pandêmico.

Artigo disponível em: Ensino de geografia em tempos de pandemia: vivências na escola municipal professor Américo Barreira, Fortaleza – CE

Tags: Ensino de Geografia

Posts Relacionados

Lutas, resistências e desafios da educação básica contra o ensino remoto

26/05/2021
São Paulo e COVID-19

6º AGB-Niterói Debate | Pandemia, retorno às aulas presenciais e o papel da Geografia na luta pela vida

18/09/2020

Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19

10/09/2020

Generic selectors
Frase exata
Buscar por titulo
Contém no texto
Autor (a)
Filtrar por Tipo
Artigos
Multimídia
Notas
Notícias
Textos

Mais resultados

Recentes

  • Dossiê Geográfico da COVID-19 em João Pessoa/PB 06/07/2021
  • Preservar é re-existir: A luta das comunidades caiçaras da Península da Juatinga com a presença e a ausência do turismo durante a Pandemia de COVID-19 26/05/2021
  • Espacialidades da COVID-19 na cidade de Chapecó, SC 26/05/2021
  • Relações urbano-rurais e espacialidades pandêmicas 26/05/2021
  • Lutas, resistências e desafios da educação básica contra o ensino remoto 26/05/2021

ASSOCIE-SE

Estar associada(o) à AGB significa participar ativamente da construção da Geografia Brasileira, apoiando a construção coletiva da ciência e das lutas sociais. As associações viabilizam a atuação em defesa das Geógrafas e dos Geógrafos e a realização de diversas atividades de difusão da Geografia em escala local, regional e nacional (como palestras, publicações, encontros e este observatório). Estar associada(o) ajuda a construir a única entidade científica da Geografia brasileira que tem como princípio a horizontalidade e onde as pessoas tem direito a voz e voto nas reuniões deliberativas na escala local (reuniões e assembleias das locais) e nacional (assembleias gerais).
Veja aqui a lista de seções locais ativas

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • A AGB
  • Textos
    • Artigos
    • Notas
    • Notícias
  • Multimídia
    • Videos
    • Podcast
    • Mapas
  • Contato

AGB - Associação de Geógrafos Brasileiros © 2020.