Revista Terra Livre

A Terra Livre é uma publicação semestral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). A Terra Livre foi criada em 1986, num contexto em que a AGB buscava superar o fato da entidade estar voltada para si e pouco preocupada em atender às demandas da sociedade. É nesta reformulação que o projeto editorial da Revista Terra Livre é pensado, com o objetivo de “veicular artigos que manifestem compromissos com as lutas da sociedade […] sobre questões mais gerais e diretamente relacionadas com os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira”.

AGB

Nestas três décadas de história foram publicados mais de cinquenta números, totalizando cerca de 500 contribuições (artigos, documentos de Grupos de Trabalho das Seções Locais da AGB, entrevistas, notas e resenhas).

AGB

A Terra Livre destina-se a publicação de contribuições de temas relacionados à Geografia. Desde a publicação do número 01 (1986) da Terra Livre até o número 51 (2018), as edições foram temáticas, sendo reflexo dos debates da sociedade nos determinados momentos históricos. 

AGB

A partir do número 52 (2019), visando a pluralidade da Geografia contemporânea, a política editorial da Terra Livre foi alterada de chamadas temáticas específicas para livres.

AGB

Em anos de encontros nacionais da AGB, como o Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), que ocorre a cada biênio, o Encontro Nacional de Ensino de Geografia (Fala Professor (a)!), que acontece quadrienalmente, e o Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), que ocorre a cada decênio, as chamadas de contribuições para a Terra Livre são direcionadas aos temas dos mesmos.

AGB

Mais do que um periódico científico, a Terra Livre tem um compromisso político com a comunidade geográfica e sociedade em geral. 

AGB

Visite o site da Terra Livre e tenha acesso a todo o conteúdo da revista, bem como das normas para submissão de textos clicando aqui.

AGB