A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) completa 82 anos de história!

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) completa 82 anos de história!

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) comemora seu 82º aniversário com propósitos de se manter atuante e comprometida com a ciência geográfica. Octogenária, não se tornou ultrapassada: promove o conhecimento científico a partir do diálogo permanente entre geógrafas e geógrafos em todas as linhas de pesquisa. Assim é que, tendo surgido em meados da década de trinta do século passado, a história institucional da entidade está integrada à história da Geografia e do pensamento geográfico brasileiro.

Uma Diretoria Executiva Nacional e as várias Seções Locais (com eleições a cada dois anos) formam a estrutura e o corpo da AGB, cuja construção ocorre nas Reuniões de Gestão Coletiva (RGC), nos Grupos de Trabalhos (GT), nos eventos nacionais como o Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), que caminha    para a sua XIX edição, o Congresso Nacional de Geógrafos (CBG) e o Encontro Nacional de Ensino de Geografia (Fala Professor), além de nas demais atividades promovidas pelas Seções Locais. A construção se dá também por meio das publicações que a Associação mantém. Boa parte da produção científica da Geografia brasileira encontra-se publicada em Anais de seus Encontros e Congressos, sendo também responsável pela publicação da Revista Terra Livre e do jornal AGB em Debate, somadas a muitas outras publicações das Seções Locais.

Hoje a AGB é uma entidade que reúne geógrafos, professores e estudantes preocupados com a promoção do conhecimento científico, filosófico, ético, político e técnico da Geografia para que se possa oferecer à crítica da sociedade uma abordagem geograficamente consistente dos seus/nossos problemas. A AGB está de portas abertas para receber todas e todos que tenham interesse de construir essa historia.

 A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – origens, idéias e transformações: notas de uma história. (Charlles da França Antunes) (http://livros01.livrosgratis.com.br/cp127107.pdf)

 Diretoria Executiva Nacional – Biênio 2016-2018.            

1Comentário
  • Gilberto Paula Araujo
    Postado às 15:56h, 12 outubro Responder

    Amigos deque forma os geógrafos analisar imigração dos irmãos Venezuelanos no território Brasileiro.Deque maneira podemos contribuir com o governo brasileiro para uma estrutura social legitimamente organizada e limpa. Saudo a todos desta associação com a força de vossos méritos …

Postar um comentário