1ª CIRCULAR – XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos – ENG

 

Com entusiasmo anunciamos que o Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos (ENG) chega a sua 20ª edição, ocorrendo em São Paulo (SP), na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 13 e 17 de julho de 2020.
Desde o 1° ENG, realizado em Presidente Prudente (SP), em 1972, foram muitos os debates, reflexões e ações desenvolvidas pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Essa construção histórica evidencia a importância do encontro para o pensamento geográfico brasileiro e para a ação da entidade em suas diversas frentes de atuação e pautas políticas.
A história da Geografia brasileira está intimamente ligada à história da AGB, e o ENG é um dos principais momentos em que é possível perceber as bases da construção da práxis geográfica nacional, a partir da interação entre geógrafas e geógrafos, não só do Brasil, mas também de outros países. A conjuntura política-econômica atual demanda da AGB o estabelecimento de pautas que possibilitem elaborar práticas de resistência e superação frente aos ataques neoliberais e reacionários que acentuam as desigualdades sociais, econômicas, de gênero, culturais e regionais entre a população brasileira.
No último ENG, realizado em João Pessoa (PB), em 2018, foram debatidos diferentes temas que se desdobraram em posicionamentos teóricos, epistemológicos e políticos defendidos pela entidade. Entre eles: a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e a crítica às reformas educacionais que reforçam as disparidades regionais; a importância dos movimentos étnico-raciais e de gêneros para a garantia de direitos sociais conquistados; os conflitos no campo e na cidade e a denúncia aos agentes que promovem a violência contra os povos; a defesa da saúde pública como direito básico; a condição do Brasil e da América Latina nas disputas geopolíticas do capitalismo mundial.
Diante das pautas discutidas em seu último encontro nacional, a AGB reforçou o seu compromisso com formação de uma ciência geográfica crítica aliada à transformação social. Historicamente a entidade se coloca como um espaço de atuação e construção da comunidade geográfica, ao refletir criticamente a realidade nacional e propor à sociedade brasileira formas de resistência às contradições socioespaciais.
Desse modo, o Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos, organizado pela AGB deve ser entendido como um dos instrumentos de luta da comunidade geográfica contra essas contradições. Assim, a AGB Nacional, a partir, da atuação coletiva e horizontal de seus associados (estudantes, professoras e professores, profissionais geógrafas e geógrafos, etc.) se compromete com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humana. Por fim, convidamos a todas e todos a participarem do XX ENG não só durante a realização do evento e sim desde agora, durante o seu momento de elaboração. Desta forma, os interessados devem procurar a Seção Local mais próxima e participar.

Um bom XX ENG à todas e todos!

Associação dos Geógrafos Brasileiros
Diretoria Executiva Nacional
Gestão 2019/2020

 
7 Comentários
  • Maria Hortencia de Oliveira
    Postado às 19:16h, 19 outubro Responder

    Tenho interesse em participar

    • Maria viana
      Postado às 19:44h, 26 outubro Responder

      Tenho interesse em participar

  • Bruno Barrozo
    Postado às 09:56h, 31 outubro Responder

    O evento está confirmado para a data de 13 a 17 de julho 2020? ou possa ser que mude ate uma nova circular? o evento da AGB vai ser muito enriquecedor, porem coincidira com um evento sobre didática no Rio de Janeiro no dia 14 a 17 de julho de 2020. abraço.

  • Luana Maira Gomes Medina
    Postado às 19:49h, 05 novembro Responder

    Tenho interesse em participar. Gostaria de saber se haverá ônibus, local pra dormir e quanto irá custar. Meu e-mail luana-mairagm@hotmail.com

  • Dam
    Postado às 09:20h, 30 dezembro Responder

    olá…
    sobre data para entrega de trabalho resumo, artigo etc etc
    alguma informação ?

  • camilla lago
    Postado às 14:29h, 27 janeiro Responder

    valor?

  • Lucas Martins
    Postado às 08:52h, 09 março Responder

    Se houver algum grupo para viagens,favor incluir meu e-mail.

    Lucasmartins.adm@outlook.com

Postar um comentário